FORÇA. TENACIDADE. RESILIÊNCIA.
É intrínseco ao mito ser passado adiante, projetado, pela oralidade. Nada mais incrível que ouvir esta história – a história – de Héracles, nosso Hércules, por meio do timbre icônico do Professor Clóvis de Barros Filho no curso “Deuses e Heróis – Hércules”. E, de igual teor, não há maneira melhor de homenagear os que participaram e participarão desse acertadíssimo curso do que com esta obra: uma releitura, de coautoria entre Clóvis de B. Filho e Joel Jota, dessa narrativa que é a representação da resiliência em sua mais pura denotação.
Um mito, um sussurro que alcançou gerações, uma história que é ricamente representada pela escrita do Prof. Clóvis e requintada pelos comentários de Joel Jota, ambos de pertinência absoluta nessa belíssima jornada de resiliência, autodescobrimento e destino. Passaremos aqui pelos Doze Trabalhos de Hércules, desafios inimagináveis, de congelar até os mais bravos homens e guerreiros. Sorte de Héracles que nasceu para ser muito mais.
Colocamo-nos para baixo, por vezes, diante de frustrações e derrotas, de modo a altear os desafios ao patamar de deuses. Essa e muitas outras histórias nos ensinam que somos nós, na verdade, os agentes de transformação e que, sendo resilientes, podemos superar os obstáculos que antes pareciam ser maiores que nós. Descobriremos juntos nossa capacidade de sermos grandes, de sermos heróis da nossa própria jornada.
por Bernardo Barcellos da Silva