skip to Main Content

Morte a vossa excelência: conheça a história do juiz que inspirou Sergio Moro

“Morte a vossa Excelência” relata a vida de Giovanni Falcone, que desmontou a maior máfia italiana da história e motivou o ex-juiz a implementar a Lava Jato no Brasil

Morte a vossa excelência - Alexander StilleMais de 2,4 bilhões de bens bloqueados ou apreendidos, mais de 800 mandados expedidos, 4.220 policiais envolvidos no cumprimento de medidas judiciais¹. Esses são números estimados da Lava Jato no Brasil: a maior operação anticorrupção que o país já presenciou. Uma das personalidades mais emblemáticas dessa história recente do Brasil foi Sergio Moro. 

 

 Em meio à investigação, o ex-juiz se inspirou em uma história: a do magistrado italiano Giovanni Falcone. Toda a trajetória de Falcone é relatada no livro Morte a vossa Excelência, escrito pelo jornalista norte-americano Alexander Stille e que chegou ao Brasil pela Citadel Editora com prefácio de Sergio Moro. 

 

 Ao ler o prefácio da obra é fácil entender por que a história inspirou Moro na operação Lava Jato. Entre os ensinamentos replicados está a Colaboração Premiada, usada por Falcone, além de técnicas jurídicas para acelerar processos burocráticos defasados que, segundo a obra, só beneficiavam criminosos em processo de condenação.  

 

“Admito que, nos muitos momentos difíceis da minha atuação como juiz – e foram eles muitos, não só na Lava Jato – sempre me inspirei na figura de magistrados como Giovanni Falcone. Meus momentos mais difíceis não faziam par às dificuldades vividas por ele e por seus colegas no combate à impunidade da Máfia. De certa forma, a experiência pessoal dele servia como um alento no sentido de que, apesar das minhas dificuldades serem grandes, eram elas superáveis, já que outros haviam, antes, passado por provações ainda mais significativas e em situações de risco mais elevadas. Não poderia reclamar ou desistir de minhas tarefas quando Falcone não havia desistido diante de obstáculos muito maiores.” (Morte a vossa Excelência – pág 14)

 

 A história do livro é o relato detalhado dos assassinatos de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, em 1992, de autoria da Casa Nostra. Os magistrados sicilianos que haviam sido os inimigos mais implacáveis da máfia, responsáveis por colocar atrás das grades mais de 400 mafiosos, políticos e empresários, foram mortos a sangue frio e sem nenhum disfarce. No entanto, depois dos assassinatos, centenas de “homens de honra” foram presos e o governo – que os protegeu por quase meio século – foi finalmente afastado do cargo.  

 

O livro combina uma profunda compreensão de seus heróis condenados e uma análise sem precedentes dos códigos estritos da Máfia e das rivalidades assassinas. Um verdadeiro thriller que tem o poder de uma grande obra da história e de suspense. 

¹Fonte: http://www.pf.gov.br/imprensa/lava-jato/numeros-da-operacao-lava-jato


Ficha Técnica

Livro: Morte a vossa Excelência
Autor: Alexander Stille
Editora: Citadel Editora; Edição: 1 (25 de maio de 2020)
Idioma: Português
ISBN: 978-6550470340
Tamanho: 16×23 cm
Páginas: 480 páginas
Valor: R$ 49,90
Link de venda: https://bit.ly/morteavossaexcelencia ou https://bit.ly/saraivamavossa
Baixe a capa em alta aqui

 

 Sinopse: Conheça a história real de Giovanni Falcone, o juiz italiano que desmontou a maior máfia Italiana da história, combateu o crime organizado e inspirou Sérgio Moro a implementar a Operação Lava Jato no Brasil Em 1992, a Itália foi convulsionada por dois assassinatos descarados de autoria da Cosa Nostra. Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, os magistrados sicilianos que haviam sido os inimigos mais implacáveis da máfia, responsáveis por colocar atrás das grades mais de 400 mafiosos, políticos e empresários foram mortos a sangue frio e sem nenhum disfarce. No entanto, depois dos assassinatos, centenas de “homens de honra” foram presos e o governo que os protegeu por quase meio século foi finalmente afastado do cargo. Esta é a história que Morte a vossa excelência conta com tanta perspicácia e imediatismo. Com prefácio de Sergio Moro, podemos entender porque esta história inspirou a Operação Lava Jato no Brasil e como foi possível aplicar o conceito da Delação Premiada usado por Falcone em terras brasileiras, além de técnicas jurídicas para acelerar processos burocráticos defasados que só beneficiavam criminosos em processo de condenação. Combinando uma profunda compreensão de seus heróis condenados e uma análise sem precedentes dos códigos estritos da Máfia e das rivalidades assassinas, o autor nos dá um livro que tem o poder de uma grande obra da história e o suspense de um verdadeiro thriller.

 

Sobre o autor: Alexander Stille é autor do best-seller Benevolence and Betrayal: Five Italian Jewish Families Under Fascism, que ganhou o Los Angeles Times Book Prize. É colaborador frequente do The New Yorker, da New York Review of Books, da The New York Times Magazine e de outras publicações em inglês. 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *