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Como a Amazon saiu de um negócio “de garagem” e se tornou uma empresa bilionária

Em meados dos anos 1990, uma pequena empresa ocupava três salas de uma casinha em Seattle e tinha funcionários amontoados em mesas feitas de portas em bases de madeira, completamente improvisadas. O início improvável daquela que se tornaria uma das maiores e mais importantes marcas do mundo é o ponto de partida dos ex-executivos Colin Bryar e Bill Carr para contar a história da Amazon.

No livro Obsessão pelo cliente, que chega ao Brasil pela Citadel Grupo Editorial, os autores recuperam a trajetória da multinacional fundada por Jeff Bezos até os dias atuais para revelar os princípios e práticas que impulsionaram o sucesso da gigante de tecnologia, iniciada como uma loja de venda de livros online. O título da obra explicita a essência do pensamento amazoniano: a definição de objetivos a partir das necessidades e desejos dos clientes.

Estruturado nos 14 princípios de liderança que direcionam a tomada de decisões em todos os níveis da empresa, os executivos apresentam exemplos concretos e acessíveis de como são colocadas em prática uma série de funções, desde a contratação e comunicação até organizacional e design de produto. Estes princípios, explicam os autores, são a estrutura básica usada diariamente ao discutir ideias para novos projetos ou resolver um problema.

Se analisar o funcionamento de qualquer processo importante dentro da Amazon, verá esses princípios desempenhando um papel proeminente. As avaliações de desempenho dos funcionários mostram isso perfeitamente. Grande parte do feedback de colegas e gerentes usado nessas avaliações concentra-se em como uma pessoa exibiu, ou deixou de exibir, os princípios de liderança da Amazon durante o período analisado.
Obsessão pelo cliente, p. 37

O processo de recrutamento também é um dos temas abordados ao apresentar o Bar Raiser, que fornece métodos para fazer contratações melhores, com eficiência e mais rapidez. Já o capítulo sobre liderança separável, de segmento único, contribui para elucidar por que a coordenação aumenta e a produtividade diminui enquanto as organizações crescem. Esta estratégia visa minimizar a perda da eficiência causada pelas dependências intraorganizacionais.

Com 27 anos de experiência somados entre eles – grande parte durante o período de inovação incomparável que criou produtos e serviços como Kindle, Amazon Prime, Amazon Studios e Amazon Web Services –, Bryar e Carr oferecem acesso à espinha dorsal da Amazon, contam como ela foi desenvolvida e comprovam que é um método repetível, escalonável e adaptável. Uma leitura para qualquer pessoa interessada no tema, com lições aplicáveis a pequenas e grandes empresas.

Obsessão pelo cliente é um guia prático e revelador de como a empresa cresceu e se tornou tão bem-sucedida. Repleto de memórias do tempo que nela atuaram, os autores demonstram que o sucesso na escala da companhia não é alcançado pela genialidade de um único líder, mas sim por meio do compromisso e da execução de um conjunto de princípios e práticas bem definidos e executados, compartilhados pela primeira vez nesta obra.

Com prefácio de André Street, empresário brasileiro, filantropo e fundador da empresa de pagamentos Stone, o livro integra o projeto Stone Educa. Todos os anos, por meio da iniciativa é escolhido um título literário para inspirar os colaboradores e desenvolver novos talentos.

FICHA TÉCNICA
Título: 
Obsessão pelo Cliente
Subtítulo: 
Working Backwards: histórias, segredos e insight exclusivos de dentro da Amazon
Autores: Colin Bryar e Bill Carr
Editora:
 Citadel Grupo Editorial
Prefaciador: André Street
ISBN: 
978-65-5047-125-5
Páginas: 368
Formato: 
15.5 x 1.1 x 23 cm
Preço: R$ 64,90
Onde encontrar: Amazon
Baixe a capa do livro em alta AQUI.

Sobre os autores:

Colin Bryar ingressou na Amazon em 1998 e passou os 12 anos seguintes na equipe de liderança sênior enquanto a empresa passava de uma vendedora doméstica (apenas nos EUA) de livros para uma potência global e multidimensional de inovação. Colin atuou como vice-presidente e por dois de seus anos foi “chefe de Gabinete” de Jeff Bezos, também conhecido como “sombra de Jeff”. Cofundador da Working Backwards LLC, treina executivos de empresas grandes e em estágio inicial sobre como implementar as práticas de gestão desenvolvidas na Amazon.

Bill Carr ingressou na Amazon em 1999 e passou mais de quinze anos na empresa. Como vice-presidente de mídia digital, lançou e gerenciou os negócios globais de música e vídeo digital, incluindo Amazon Music, Prime Video e Amazon Studios. Cofundador da Working Backwards LLC, treina executivos de empresas grandes e em estágio inicial sobre como implementar as práticas de gestão desenvolvidas na Amazon.

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